A empresa Santa Luzia iniciou suas atividades no ano de 1946 no bairro de Água Santa, no município do Rio de Janeiro, denominada Materiais de Construção Santa Luzia Ltda, tendo por sua principal atividade a extração e beneficiamento de granito na forma de brita de uso direto na construção civil.


No ano de 1974, pelas mãos do sócio Arsenio Ferreira da Veiga, a mesma recebeu o premio de maior empresa do setor de mineração de brita do Estado do Rio de Janeiro, por sua atuação em diversas obras de alta relevância ao progresso do País, dentre elas a construção da Ponte Rio Niterói. Todavia, em 1996 em virtude de expropriação por parte do poder púbico, teve suas atividades paralisadas dando lugar à implantação da linha amarela.

Após a expropriação a empresa realocou-se no ano de 1998, para o município de Itaguaí no imóvel de 10 milhões de m², denominado Fazenda do Espigão, no então desconhecido bairro do Chaperó, e, foi ali que mais uma vez o Sócio Sr. Arsenio Ferreira da Veiga, patriarca dessa conceituada empresa que, como um bravo bandeirante, desbravou ruas e matas, alavancando a economia local, bem como modernizando seus equipamentos.

No processo de extração adotou operações de carga com retro-escavadeira de médio porte atuando sobre a pilha da rocha de fornada, aprimorou os caminhões fora de estrada, e no beneficiamento passou a utilizar rebritadores hidrocônicos com controle de aberturas de trabalho automatizados em painel central, bem como perfuratriz de carreta em bancos de altura compatíveis a escavadeira de médio porte, adequando a empresa no mercado e colocando-a no ranking de maior empresa de mineração de agregados de uso direto na construção civil do Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
© Copyright 2012. Todos os direitos reservados