75 anos de história

Nossa história

Em 1949, aos 17 anos, Arsênio Ferreira da Veiga desembarcava no porto do Rio de Janeiro, oriundo de uma aldeia ao norte de Portugal. Fugia das perseguições políticas da ditadura salazarista e da obrigatoriedade do serviço militar nas colônias portuguesas.

Instalado na capital fluminense, Arsênio trabalhou como feirante e motorista, chegando a ser proprietário de uma empresa de ônibus. Em 1963, resolveu abandonar o setor de transportes e comprou a Pedreira Santa Luzia, no subúrbio de Água Santa, especializada no beneficiamento de granito e brita.

Com tino para negócios, empresário dedicado e atencioso com funcionários e clientes, nas décadas seguintes Arsênio viu sua empresa, rebatizada de Materiais de Construção Santa Luzia, crescer e conquistar o mercado de agregados pétreos no Rio de Janeiro.

Em 1997, com a inauguração da linha amarela, Arsênio decidiu investir no mercado de construção civil, criando a Nova Santa Luzia Engenharia (atual Santa Luzia Engenharia e Construções), voltada para a execução de obras públicas e privadas no estado do Rio de Janeiro.

A partir de 1999, com a finalização de importantes obras de infraestrutura no Rio de Janeiro, como a construção do Porto de Itaguaí e do Arco Metropolitano e a duplicação da Rodovia Rio-Santos, Arsênio vislumbrou novas oportunidades também para o setor de mineração. Diante disso, decidiu transferir suas empresas para uma área de 10 milhões de metros quadrados no município de Itaguaí, onde contaria com uma localização mais estratégica para seus negócios. Nessa ocasião, alterou o nome de sua empresa de agregados pétreos para Mineração Santa Luzia.

Nos anos seguintes, visando alavancar negócios e oferecer mais agilidade e preços para os seus clientes, resolveu investir na criação de outras duas empresas – uma de fabricação de concreto usinado e outra de produção de argamassas. Nascia o Grupo Santa Luzia.

Exemplo de espírito empreendedor e retidão de caráter, admirado por seus funcionários e respeitado por seus fornecedores e clientes, sr. Arsênio faleceu em 2012, aos 80 anos, deixando muitas saudades entre seus familiares e colaboradores.

Trazendo em seu DNA as qualidades do seu fundador, hoje o Grupo Santa Luzia é uma holding que administra 12 empresas no setor de construção civil e infraestrutura e continua a crescer, enfrentando desafios, gerando empregos e contribuindo com a modernização das regiões onde atua.